Thursday, January 03, 2008

Cheiros guardados


Comer

Cheiros guardados

Receitas tradicionais da cultura pontassolense podem ser exploradas em 'Sabores da Ponta do Sol'.

in EXTRA - DN a 03-01-2008

Foi ainda com o cheiro das iguarias das avós, tias e mães no nariz que um grupo procurou recuperar e publicar as receitas típicas da Ponta do Sol, em 'Sabores da Ponta do Sol'.

"A recordação dos cheiros e paladares dos comeres da infância acutilavam-nos o pensamento e a urgência de penetrar no campo da cozinha tradicional da Ponta do Sol, pelo conhecimento e comparação com outros sabores", escreveu Teresinha Santos, coordenadora do livro.

Os segredos, os truques e os sabores passados de geração em geração têm agora mais uma forma de perdurar no tempo, ou melhor, nas panelas de todos os que queiram enveredar pelos velhos costumes e tradições deste concelho, com a obra.

O livro divide-se em capítulos. Há uma parte dedicada aos 'Os Sabores Tradicionais de Ponta do Sol', onde se encontram as receitas comuns ao concelho ainda que variem os temperos de família para família; uma outra dedicada aos 'Os Sabores de uma Nobre Família da Ponta do Sol', onde encontram exemplos das casas abastadas de então.

Do 'Brado d`Oeste', um jornal publicado no concelho, foram retirados algumas receitas e ensinamentos que constavam de uma rubrica publicada regularmente entre 1909 e 1917. Foram compilados em 'Brado d`Oeste Exala Sabores'.

O livro termina com um pequeno glossário e algumas páginas dedicadas às medidas.

São sopas, caldos e caldeiras, receitas de peixe e carne e muita doçaria e licores típicos deste concelho. A recolha é válida não só pelo interesse gastronómico, mas também pelo próprio valor patrimonial. A não perder.


Paula Henriques

No comments: