Sol Social tem como objectivo a divulgação de notícias publicadas sobre o concelho da Ponta do Sol. Embora muitos poderiam associar o nome "Sol Social" a algo ligado ao social, ao "mundo vip", a ligação entre estas duas palavras surge de "Ponta do Sol" e de "Comunicação Social". Assim, teremos o Sol Social que pretende recolher informações sobre este concelho... serendipitymg@gmail.com
Thursday, January 03, 2008
Cheiros guardados
Comer
Cheiros guardados
Receitas tradicionais da cultura pontassolense podem ser exploradas em 'Sabores da Ponta do Sol'.
in EXTRA - DN a 03-01-2008
Foi ainda com o cheiro das iguarias das avós, tias e mães no nariz que um grupo procurou recuperar e publicar as receitas típicas da Ponta do Sol, em 'Sabores da Ponta do Sol'.
"A recordação dos cheiros e paladares dos comeres da infância acutilavam-nos o pensamento e a urgência de penetrar no campo da cozinha tradicional da Ponta do Sol, pelo conhecimento e comparação com outros sabores", escreveu Teresinha Santos, coordenadora do livro.
Os segredos, os truques e os sabores passados de geração em geração têm agora mais uma forma de perdurar no tempo, ou melhor, nas panelas de todos os que queiram enveredar pelos velhos costumes e tradições deste concelho, com a obra.
O livro divide-se em capítulos. Há uma parte dedicada aos 'Os Sabores Tradicionais de Ponta do Sol', onde se encontram as receitas comuns ao concelho ainda que variem os temperos de família para família; uma outra dedicada aos 'Os Sabores de uma Nobre Família da Ponta do Sol', onde encontram exemplos das casas abastadas de então.
Do 'Brado d`Oeste', um jornal publicado no concelho, foram retirados algumas receitas e ensinamentos que constavam de uma rubrica publicada regularmente entre 1909 e 1917. Foram compilados em 'Brado d`Oeste Exala Sabores'.
O livro termina com um pequeno glossário e algumas páginas dedicadas às medidas.
São sopas, caldos e caldeiras, receitas de peixe e carne e muita doçaria e licores típicos deste concelho. A recolha é válida não só pelo interesse gastronómico, mas também pelo próprio valor patrimonial. A não perder.
Paula Henriques
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment