Monday, January 21, 2008

Circo Brasil na Ponta do Sol



Jornal da Madeira / Cultura / 2008-01-12

Circo Brasil na Ponta do Sol

O circo vai até aos concelhos fora do Funchal. Joaquim Silva, proprietário do circo Brasil, cuja estrutura serviu de base ao espectáculo do circo Dallas, promete um espectáculo alegre e de encantar. Ponta do Sol será a primeira terra a acolher o circo, a 19 e 20.

O Circo Brasil actua, a 19 e 20 de Janeiro, na Ponta do Sol, anunciou ontem ao JM o seu proprietário, Joaquim Silva. Os artistas, salvo quatro números, são os mesmos que vêm actuando no Circo Dallas, que se despede amanhã dos funchalenses.

Joaquim Silva explica que o circo Brasil e o circo Dallas mantém relações muito próximas, até porque o dono deste último (Isaac Freitas) é seu sogro. Aliás, foi com base nestas relações que os equipamentos e que a generalidade dos artistas que trabalharam no Funchal são habituais no primeiro dos circos.

O nosso interlocutor lembra que vão manter-se números como os trapezistas, os malabaristas, os trapezistas com arco, os cães, a meia-lua, o carro do Noddy, o mestre “gaitinhas”, os palhaços e ainda um artista madeirense. Enfim, um espectáculo com muita vida e animação e que promete cativar as populações dos concelhos fora do Funchal.

Falta de espaços condiciona

Depois da Ribeira Brava, é objectivo do circo deslocar-se aos outros concelhos, com Joaquim Silva a sublinhar que já mantiveram contactos com algumas autarquias.

Aquele artista circense (pai de seis jovens, todos eles no circo) acrescenta que o maior problema com que se tem deparado, nas consultas que vem fazendo, é com falta de espaços. Mas, diz que há uma solução rápida: fazer os espectáculos nos pavilhões.

Realçando a qualidade do conjunto de artistas, sublinha que as actuações visarão, sobretudo, o público jovem. E enfatiza o facto do espectáculo que os pontassolenses vão assistir ter sido escolhido pela RTP para o programa “Ilha das Cores”. Quanto a preços, diz que o espectáculo terá preços reduzidos: oito a dez euros para os adultos e sete euros e cinquenta cêntimos para as crianças com quatro ou mais anos.


Tempo da estadia depende da receptividade


Joaquim Silva ainda não sabe quanto tempo vai demorar na Madeira. Tudo vai depender da receptividade que os seus espectáculos tiverem junto da população dos concelhos. Por ele, fica muito tempo. Porque gosta da Madeira. Tanto que casa, na sexta-feira, dia 18, na igreja do Socorro, com a sua companheira de anos e anos.

Por outro lado, apela à colaboração e ao apoio das Câmaras, tanto na cedência de espaços como ainda no que se refere à aquisição de bilhetes para o espectáculo. Joaquim Silva faz questão de agradecer a colaboração da Câmara da Ponta do Sol, na pessoa do seu presidente, Rui Marques. E aponta para a inovação de haver circo, pela primeira vez, fora do Funchal, Câmara de Lobos e Santa Cruz.

Os espectáculos terão lugar às 15, 17.30 e 21.30 horas, aos sábados, e às 15 e às 17.30 horas, aos domingos. Em alguns concelhos, admite a realização de espectáculos, à sexta-feira, às 21.30 horas. Cada sessão durará cerca de 90 minutos, menos trinta do que o espectáculo do circo Dallas.


Miguel Angelo

No comments: