Monday, January 21, 2008

Circo Brasil irá percorrer concelhos durante o ano


Jornal da Madeira / 1ª Página / 2008-01-06


Primeiro espectáculo será na Ponta do Sol

Circo Brasil irá percorrer concelhos durante o ano

Pela primeira vez, a Madeira vai ter um circo itinerante que irá percorrer todas as sedes de concelho e algumas freguesias da ilha, durante os fins-de-semana ao longo do
ano. O Circo Brasil vai ter o seu primeiro espectáculo na Ponta do Sol, em data ainda por definir.

A notícia foi avançada ao nosso Jornal, ontem, pelo responsável do Circo Dallas que estará, até à próxima terça-feira, na Feira do Marítimo. Isac Alves disse que o espectáculo, que vai ficar na Madeira, será mais pequeno, «mas é agradável». Esta é uma oportunidade para os idosos e também os jovens das freguesias da Madeira terem contacto com as artes circences.

Além da Madeira e se houver apoio, o Circo Brasil poderá estar na ilha do Porto Santo nos meses de Verão. «Aquilo lá no continente está mau, já houve cinco companhias que fecharam e o meu genro decidiu ficar o ano por cá», argumentou o responsável.

Sobre o Circo Dallas que ontem estava a “abarrotar”, havia muitos idosos, mas também muitos pais, fruto da campanha feita nas escolas em que pai e filho pagam apenas 10 euros. «Fizemos a distribuição de 20 mil bilhetes em 110 escolas, agora estamos a ver a reacção do público». É que este foi mesmo um ano «horrível» para aquele circo que até teve de anular alguns espectáculos antes do Natal. Após esta época, foi um pouco melhor, devido às festas promovidas pelas empresas e pelas autarquias.

Já no “Giga Park”, no Porto Novo, o dono do “Claudios Circus”, Cláudio Torralvo, estava mais satisfeito com a afluência de público ao seu espectáculo. «No dia 27 de Dezembro nós esgotámos. Antes as pessoas vinham aqui, viam o hipotótamo, que era a nossa atracção, e iam embora. Depois tapámos o local dos animais e as pessoas passaram a comprar bilhetes para o espectáculo». O responsável afirma mesmo que «agora vou embora mais contente».

Hoje, os artistas dão o seu último espectáculo em sessões diferentes. A primeira será às 15 e a segunda às 17 horas. O preço para os adultos é de 13 e 8 euros, para as crianças é de 5 euros.

Ano fraco para a diversão

Em relação aos parques de diversão, o responsável pelo “Giga Park”, Marcos Vaz, adianta que este foi um «ano fraquinho. As pessoas foram ver o parque no Porto Novo, mas só andou nas diversões quem tinha dinheiro». Os melhores dias foram na primeira oitava, a 27 e a 1 de Janeiro e mesmo assim «nem o tempo ajudou, porque choveu». Este parque encerra hoje.

Em Machico, as diversões montadas junto ao Fórum Machico não atraíram muitas pessoas e ontem a chuva não estava a ajudar ao penúltimo dia de feira.

Já no cais do Funchal, António Idalécio lamenta profundamente que não tenha podido trabalhar na passagem de ano. Esta situação traduziu-se em prejuízo, por isso ontem a maioria das diversões estava a um euro. Este é um parque que encerra terça-feira.
Apesar de ter sido um ano menos bom, António Idalécio promete que volta para o ano com outras condições e novas atracções, «quem sabe com a maior montanha russa da Europa».

Marília Dantas

No comments: