Thursday, June 22, 2006

+Cidadão

Centro Pontassolense com estatuto de “+ Cidadão”

Empresa de inserção

O Centro de Cultura e Recreio Pontassolense possui, desde ontem, o estatuto de “Empresa de Inserção + Cidadão”. Trata-se de um programa desenvolvido pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos, através do Instituto Regional de Regional, que funcionará como se de uma empresa se tratasse, promovendo a inclusão no mercado de trabalho.

A Secretaria Regional dos Recursos Humanos, através do Instituto Regional de Emprego, conferiu, ontem, ao Centro de Cultura e Recreio Pontassolense, durante um período de sete anos, o estatuto de “Empresa de Inserção”, com a designação de “+ Cidadão”.

Segundo o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, «esta valência, que funcionará como se de uma empresa se tratasse, terá como principal actividade a prestação de serviços aos cidadãos e às empresas na área adminsitrativa, de contabilidade e gestão, bem como de intermediação entre serviços públicos e privados».

A “+ Cidadão”, explicou Brazão de Castro, tem como principal objectivo «a inserção socioprofissional de cinco desempregados, em ciclos de dois anos e meio, o que significa que pelo menos 15 pessoas poderão beneficiar deste programa».
Cada ciclo de inserção estará dividido em duas fases: uma de formação e outra de profissionalização. A primeira, a cargo da CELFF — Centro de Estudos, Língua e Formação do Funchal, terá a duração de 400 horas e abordará temas como a Auto-estima, a Comunicação Oral e Escrita, os Direitos do Consumidor, a Matemática, a Informática, a Contabilidade, o Arquivo e as Técnicas de Secretariado. A fase de profissionalização terá uma duração de 24 meses e será efectuada mediante a celebração de um contrato de trabalho a termo certo.

Este programa é apoiado pela Secretaria Regional dos Recursos Humanos, com a comparticipação do Fundo Social Europeu, com um montante de 34.891,44 euros em subsídio não reembolsável e com 87.222,86 euros em empréstimo sem juros. O apoio ao funcioanmento, ao longo dos sete anos, é de 3.222.485,61 euros.

Odília Gouveia, in JM a 22.06.2006




"+ Cidadão" pretende fomentar emprego e esclarecer dúvidas
Centro de Cultura e Recreio Pontassolense recebe estatuto de "Empresa de Inserção"

O Centro de Cultura e Recreio Pontassolense formalizou ontem, na presença do secretário regional dos Recursos Humanos, o seu estatuto de Empresa de Inserção, que terá a designação "+ Cidadão".

Nas palavras do presidente desta associação, Orlando Sousa, o principal objectivo desta iniciativa é a criação de um gabinete de apoio ao cidadão - um serviço gratuito e aberto a toda a população - que irá servir de intermediário com serviços públicos e privados, ao nível do "esclarecimento de dúvidas sobre a saúde, as finanças, o registo e notariado".

Como adiantou o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, além desta vertente, esta associação estará também encarregada de promover a inclusão no mercado de trabalho de "pessoas desfavorecidas ou desempregados de longa data". Para tal, pretende-se que, ao longo dos sete anos de vigor deste protocolo, pelos menos quinze pessoas sejam submetidas a formação específica e encaminhadas para um emprego, ao abrigo dos serviços da "+ Cidadão".

Helder Dantas
in DN a 22.06.2006

No comments: