Friday, June 09, 2006

Menina de quatro anos internada com meningite

Publicada no Diário de Notícas a 9-06-2006

Pais das restantes crianças da Escola Básica do Lombo dos Canhas consideram que ela devia ter sido encerrada

Uma menina de quatro anos foi internada, ontem, na unidade de Cuidados Intensivos do Serviço de Pediatria do Hospital Central do Funchal sob fortes suspeitas de ter contraído uma meningite, ao que tudo indica da variante "sepsis meningocócica", hipótese que deverá ser confirmada dentro nas próximas 48 horas.

Dado que a criança infectada esteve de manhã na Escola Básica do Lombo dos Canhas, Ponta do Sol, os pais das outras crianças temem pela saúde destas, dado que consideram que o estabelecimento devia ser encerrado no seu todo, apesar da sala de aula e as crianças e professores que estiveram em contacto com a menina infectada terem sido alvo de medidas profiláticas.

Uma pequena nota distribuída aos pais, sob o título "Urgente", onde se dá conta de que uma "criança da pré dos 4 anos foi hospitalizada com meningite" e sugere o que fazer caso detectem determinados sintomas nos filhos, veio lançar mais intranquilidade.

O receio dos pais, que se diz geral, foi apresentado ao DIÁRIO nos seguintes termos: se há a possibilidade de haver mais crianças contagiadas, como prova a nota entregue aos pais, porque não decretaram temporariamente o encerramento da escola, dado que amanhã, (hoje) as crianças e os professores e restante pessoal vão novamente entrar em contacto uns com os outros?

A preocupação dos pais é de tal dimensão que já se fala num abaixo-assinado promovido com a intenção de requerer o encerramento da escola até ao momento em que as certezas sejam claramente superiores às dúvidas.

Contactado ontem à noite pelo DIÁRIO, o Delegado de Saúde do concelho da Ponta do Sol, o médico Fernando Patinha, assegurou que foram tomadas todas as medidas que a situação exigia e segundo os procedimentos que este tipo de caso impõe. No entanto escusou-se a aprofundar qual o seu teor por via telefónica.

As medidas profilaxia - conjunto de procedimentos que são accionados por forma a impedir a disseminação da doença - passam por acções de desinfecção dos espaços e veículos ou de medicamentação ou vacinação dos indivíduos que tenham estado em contacto com a pessoa infectada. Só hoje se sabe quais são as que foram tomadas.

Raul Caires

No comments: