Friday, June 09, 2006

Criança com infecção meningocócica

Publicada a 09-06-2006 in Jornal da Madeira

Corre perigo de vida no CHF

Uma criança de 4 anos, da Ponta do Sol, encontra-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos do CHF, com prognóstico muito reservado, devido a ter contraído uma infecção sepsis meningocócica (meningite), sendo efectuadas medidas de profilaxia aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa.

Uma menina de quatro anos corre perigo de vida devido a uma infecção sepsis meningocócica, confirmou ontem o director clínico do Centro Hospitalar do Funchal. João Manuel Rodrigues confirmou ontem ao JM a existência da entrada no HCF de uma criança, do concelho da Ponta do Sol, com um quadro de sepsis meningocócia muito grave — com uma infecção generalizada por um micróbio que provoca a meningite — e que naquele momento (ao fim da tarde) encontrava-se internada nos Cuidados Intensivos Pediátricos com um prognóstico «muitíssimo reservado».
«É uma situação muito rara e muito grave, e nestas circunstâncias foram tomadas as recomendações determinadas pela Direcção Geral de Saúde, nomeadamente foi avisado o delegado de Saúde da área para serem adoptadas as providências necessárias, e efectuadas medidas de profilaxia (vacinação) aos familiares e às pessoas que contactaram mais de perto a criança em causa», frisou.
Relativamente à doença, aquele especialista refere que são situações pouco comuns e inesperadas, imprevisíveis e com uma evolução muito rápida, cujo prognóstico é severo e muitíssimo reservado. «Neste momento a criança encontra-se em tratamento, internada nos CIP, cujo desfecho é muito grave e desconhecido», frisou o director clínico do HCF.
Nos últimos meses foram detectadas já vários casos de sepsis meningocócica na Madeira, recordando a situação de uma menina de dois anos que faleceu em Janeiro deste ano, residente também na freguesia dos Canhas, tendo havido igualmente outros casos em Machico, no Caniçal e no Curral das Freiras.
Refira-se que o novo Programa Nacional de Vacinação (PNV), entrou em vigor no início deste ano, e já inclui a vacina contra a meningite C e o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação contra a doença, dirigida aos menores de 18 anos.
(...)

No comments: