Friday, June 09, 2006

Poder local «precisa de mais mulheres»

Publicado a 09-06-2006 in Jornal da Madeira


Eleita há oito meses e meio presidente da Junta de Freguesia da Madalena do Mar, Sandra Teixeira é uma das poucas mulheres a assumirem um cargo político no poder local, em Portugal e na Região.

A autarca não tem problemas em afirmar que a política, e de um modo particular as câmaras e as juntas de freguesia, necessita de uma maior presença feminina, num mundo marcadamente masculino.

Sandra Teixeira considera que, muitas vezes, os seus colegas autarcas (homens) se focalizam muito na parte mais económica e no financiamento, esquecendo-se da vertente social, uma área onde as mulheres poderão dar um maior contributo, entende esta autarca, sublinhando que «não se trata de pensar com o coração», mas incluí-lo «nas tomada de decisões».

Sandra Teixeira diz que esta tem sido a sua postura e garante que «dá resultados positivos». Uma forma de agir que vai ao encontro das afirmações do presidente da Associação Nacional de Municípios, quando diz que o esforço dos autarcas deve agora direccionar-se para novas políticas, nomeadamente da competitividade e da coesão social.

A autarca acredita que o futuro passa precisamente por apontar nesta direcção.
No que toca à gestão financeira dos órgãos autárquicos, a nossa interlocutora considera que cabe ao Estado dar maior importância ao poder local e, por isso, «subsidiar mais, estabelecendo protocolos e planos de cooperação, no sentido de satisfazer mais a população e atribuindo mais autonomia, no caso das Juntas», disse, reconhecendo, no entanto, que a descentralização do poder em Portugal ainda «é uma grande dificuldade».
Tânia Caldeira

No comments: