Wednesday, June 07, 2006

Novo infantário

in JM, a 07-06-2006

Infantário abre em Setembro

O infantário da Ponta do Sol, actualmente em fase final de construção, vai abrir as portas em Setembro. Neste momento, segundo a Secretaria Regional de Educação, está a decorrer o período de inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.

O novo infantário da Ponta do Sol, já em construção, deverá ficar concluído até Setembro, altura em que deverá abrir as portas para um total de 91 crianças daquele concelho.
Neste momento, segundo a informação que recolhemos da Secretaria Regional de Educação, estão já abertas as inscrições, na Delegação Escolar, cujo prazo termina no próximo dia 16.
Conforme nos foi referido pelo director regional de Planeamento e Recursos Educativos, «o edifício tem capacidade para três berçários, que poderão acolher até 36 crianças, duas salas de actividades, para 30 crianças, e uma sala de jardim-de-infância, para 25 crianças, para um total de 91 crianças».
Segundo Nuno Araújo, «a sala dos três anos deverá responder às crianças que vêm da creche, seguindo para as salas de educação pré-escolar, nas escolas de 1.º ciclo (a tempo inteiro), que responderão às restantes necessidades, assegurando uma cobertura plena nessas idades (dos 3 aos 5 anos), sem prejuízo dos estabelecimentos particulares existentes, que foram e são considerados parte fundamental naquela cobertura».
Os custos de frequência, tal como referiu o director regional de Planeamento e Recursos Educativos, serão os aplicáveis a toda a rede regional.
A disponibilização desta estrutura, tal como afirmou, «virá cobrir uma necessidade na freguesia e no concelho, até agora servido apenas, nos Canhas, por um estabelecimento particular. O infantário “O Balão” também será “aliviado” nalguma pressão, pois a sua área geográfica de influência (pela inexistência de estabelecimento local) também abrangia a Ponta do Sol».
O edifício, agora em fase final de construção, possui, segundo Nuno Araújo, excelentes condições, incluindo, para além dos espaços (salas específicas) para as crianças, uma sala polivalente e recreios exteriores, cozinha e refeitórios e espaços de gestão e para o pessoal.
A obra, tal como afirmou, «está a ser concretizada à responsabilidade da Direcção Regional de Obras Públicas [SREST] com base em programa da SRE».

Marsílio Aguiar

No comments: