Wednesday, August 02, 2006

25.º Aniversário do Grupo Folclórico da Ponta do Sol

Grupo de Folclore da Ponta do Sol apresenta hoje, pelas 20h30, no Centro Cultural John dos Passos

25 anos em exposição fotográfica

Desde Janeiro deste ano que o Grupo de Folclore da Ponta do Sol está a assinalar as suas “bodas de prata”. No âmbito destas comemorações, o grupo vai actuar hoje, pelas 20 horas, no adro da Igreja da Conceição, na Lombada e apresentar, na Casa da Cultura John dos Passos uma exposição fotográfica sobre os 25 anos do grupo.


in JM a 02-08-2006


De entre diversas actividades realizadas, este grupo organizou a Exposição Nacional de Trajes ao Vivo, evento que contou com a colaboração da Federação do Floclore Português, integrada nas comemorações dos 500 anos da Ponta do Sol.


No âmbito das comemorações do seu 25º aniversário, o Grupo de Folclore da Ponta do Sol apresenta hoje à tarde várias actividades para assinalar a efeméride. As celebrações vão começar às 19 horas, com a realização de uma missa que será precedida de uma actuação do grupo na Igreja da Conceição, na Lombada.

Já no Centro Cultural John dos Passos, será inaugurada, pelas 20h30, uma exposição de fotografia intitulada "25 anos de grupo", iniciativa que contará também com o lançamento da reedição do CD "Cantares da Terra do Sol".

De salientar que este grupo começou as comemorações do seu 25º aniversário no dia 6 de Janeiro com o espectáculo "Cantares de Reis da Ponta do Sol", altura que foi também lançado um DVD sobre exposições etnográficas ao vivo e apresentado um espectáculo de variedades com artistas do grupo e um encontro nacional de Concertinas.

Após as celebrações do dia de hoje, o grupo vai fazer as malas e partir para uma pequena digressão ao continente português que terá a duração de sete dias. Iniciando-se a 8 e terminando a 15 deste mês, o Grupo de Folclore da Ponta do Sol vai participar em diversos festivais nacionais e internacionais.

Ainda para este mês, mais precisamente, para o dia 31, está previsto um espectáculo com os grupos convidados para o XVI Festival Nacional e Internacional que este ano vai realizar-se no dia 3 de Setembro.

No que concerne ao lançamento de DVD's e de acordo com António Vale, presidente do grupo, em Outubro e Novembro deste ano, serão apresentados mais dois DVD's, o primeiro em francês, Inglês e Alemão sobre os "Costumes e tradições da nossa Terra" e um segundo intitulado "16 anos de Festivais de Folclore". A direcção do grupo tem ainda prevista a edição de um segundo CD do grupo e a realização de um espectáculo teatral sobre as "Vivências do passado".


Lucia Mendonça da Silva

No comments: