Thursday, August 31, 2006

Derrocada no Lugar de Baixo levanta questões de segurança

Últimas

Derrocada no Lugar de Baixo levanta questões de segurança

in DN a 31-08-2006


Um aspecto da encosta sobranceira à marina do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, onde é visível o efeito da derrocada registada na manhã de ontem.


A marina do Lugar de Baixo registou um novo episódio de derrocada que vem, uma vez mais, suscitar questões de segurança na Ponta do Sol.

O alerta foi dado pelos próprios funcionários que se depararam, pela manhã, com terras e pedras, muitas delas maiores que um punho, espalhadas ao longo da via pedonal entre a piscina e a falésia.

Alertado pelos trabalhadores, Paulo Sousa, presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Ponta Oeste (SDPO), ordenou o encerramento das piscinas ao público.

Contactado pelo DIÁRIO, o responsável da SDPO pediu a presença dos técnicos da Secretaria Regional do Equipamento Social que acorreram ao local pela manhã de ontem.

Recorde-se que o episódio não é inédito. Mesmo antes do Verão, por altura da Páscoa, o evento "Madeira@Paradise" foi deslocalizado do Lugar de Baixo para o Madeira Tecnopólo devido ao risco de ocorrência de derrocadas, o que se verificou volvidos alguns dias.


O estudo então solicitado ao Laboratório de Engenharia Civil concluiu ser necessária «uma intervenção para sustentar algumas zonas consideradas menos estáveis», afirmou Paulo Sousa.

O presidente referiu que esta nova ocorrência verificou-se numa outra área, uma localização distinta da ocorrida no início do Verão. Por esta razão, Paulo Sousa prevê uma avaliação do local da derrocada, «uma zona com muitas escorrências de águas de rega não utilizada deitada pela encosta abaixo».

O DIÁRIO recolheu na manhã de ontem imagens no local. Uma reportagem disponível desde ontem em www.dnoticias.pt, que pode ser visualizada no espaço multimédia.


Artur Sousa

No comments: