Thursday, August 31, 2006

Ponta do Sol prepara livro com historial e tradições

Obra do Grupo de Folclore deverá ser continuada pela próxima direcção, a eleger em Outubro

in DN a 28-08-2006

O Grupo de Folclore da Ponta do Sol está a comemorar os 25 anos. No próximo domingo, é o anfitrião de mais um festival de folclore.

O historial, os trajes, as danças e as fotografias da Ponta do Sol vão fazer parte de um livro que o Grupo de Folclore quer lançar no mercado madeirense, a curto prazo, disse o actual presidente, António do Vale.

Este projecto não está previsto para este ano, mas encontra-se já na forja, cabendo à próxima direcção, a eleger em Outubro próximo, dar-lhe seguimento, explicou.

A comemorar os 25 anos, a obra marcará a continuidade no trabalho de divulgação que o grupo tem vindo a fazer para o público em geral e para as escolas.

Além dos CD e DVD que lançaram, esta colectividade com cerca de meia centena de elementos tem procurado dar visibilidade aos costumes e tradições do concelho, através de várias actuações, na Região e fora dela.

Folclore aposta na Colaboração para diluir custos

A partir do dia 3 de Setembro, tem lugar mais um Festival Nacional e Internacional de Folclore Ponta do Sol, actualmente na XVI edição. Desde há três anos que este grupo, o da Boa Nova e o de Machico se juntam para facilitar a vinda de mais grupos à Região, através de uma colaboração que permite diluir os custos inerentes às deslocações. Depois, os agrupamentos convidados são "partilhados" pelas associações que os integram no seu cartaz. Esta parceria permite aumentar a quantidade de convidados nacionais e internacionais que apresentam nas suas iniciativas. Antes deste "acordo de cavalheiros", o Festival Nacional e Internacional de Folclore reunia dois a três convidados. Hoje em dia, apresenta entre cinco e seis, disse António do Vale.

Embora se apresentem em mais do que um evento na Região, o responsável frisa que o importante é que os grupo se juntem e desenvolvam espectáculos de qualidade. O presidente do Grupo de Folclore da Ponta do Sol deixa o alerta para evitar a sobreposição de iniciativas, porque «atrofiam» o público com folclore a mais.

Sobre as deslocações fora, as verbas não permitem mais do que uma viagem, razão suficientemente forte para seleccionarem com cuidado e tentarem encontrar várias apresentações no local de destino ou na área próxima, rentabilizando o tempo e os meios na divulgação da cultura madeirense.

Festival reúne oito formações no palco da Ponta do Sol



Está marcado para as 21h00 do próximo domingo, dia 3 de Setembro, o XVI Festival Nacional e Internacional de Folclore, uma iniciativa do Grupo de Folclore da Ponta do Sol.

Esta formação abre o encontro que conta, ainda, por ordem de apresentação, com as participações do Folk Group "Ivan Vitez Tmski", do Rancho Folclórico e Etnográfico de Crestuma, do Grupo da Casa do Povo do Curral das Freiras, do Folcloristico di Castel Madama, do Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros, do The Ensemble of Singing and Dancing Claynody Siker Sky e do Grupo Folclórico As Lavadeiras de Meadela.

A actuação destes grupos culminará com um espectáculo de fogo-de-artifício, por volta da meia-noite.

De referir que o Festival está integrado no programa comemorativo dos 505 anos da Ponta do Sol, cujas iniciativas decorrem desde a próxima quinta-feira até ao dia 10 de Setembro.

Paula Henriques

No comments: