Thursday, August 31, 2006

Música tradicional abre festas na Ponta do Sol

Festa

Música tradicional abre festas na Ponta do Sol

De hoje até ao dia 10 de Setembro, a música vai percorrer algumas noites de Verão, integrada no programa comemorativo dos 505 anos.

in DN - "Fim-de-semana a 31-08-2006


Os concertos dos Quinta do Bill e tAMbOR e o Festival Nacional e Internacional de Folclore são os principais pontos fortes das Festas do Concelho da Ponta do Sol que vão animar nos próximos dias o centro da freguesia, os primeiros dois a terem lugar apenas na próxima semana, pelo que vamos deixá-los para já de fora.



De hoje até ao dia 10 de Setembro, a música vai percorrer algumas noites de Verão, sob a batuta da Câmara Municipal, entidade responsável pelo programa comemorativo dos 505 anos.

O cartaz abre esta noite com o espectáculo de folclore "Conhecer a Cultura Popular do País", uma iniciativa que junta, a partir das 21h00, vários grupos convidados no palco do Centro Cultural John dos Passos.

Após esta estreia, quase um aquecimento para o grande evento, a música só regressa no domingo, com a realização do XVI Festival Nacional e Internacional de Folclore, uma organização do grupo local que conta com a participação de várias formações oriundas de Portugal continental e de outros países, nomeadamente Croácia, Itália e Ucrânia.

O Grupo de Folclore da Ponta do Sol abre o encontro, que conta ainda com as participações do Folk Group "Ivan Vitez Tmski" (Croácia), do Rancho Folclórico e Etnográfico de Crestuma (Vila Nova de Gaia), do Grupo da Casa do Povo do Curral das Freiras, do Folcloristico di Castel Madama (Itália), do Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Leiria), do The Ensemble of Singing and Dancing Claynody Sikersky (Ucrânia) e do Grupo Folclórico As Lavadeiras de Meadela (Viana do Castelo). Depois das danças, tocares e cantares de cada uma destas formações terem passado pelo palco, um espectáculo de fogo-de-artifício vai coroar a edição deste ano.

A par destas actividades, há uma forte componente desportiva que pode acompanhar na secção de desporto.


Paula Henriques

No comments: