Monday, September 10, 2007

Dificuldades acrescidas para os escritores ilhéus

Jornal da Madeira / Cultura / 2007-09-08

Prémio Literário John dos Passos

Dificuldades acrescidas para os escritores ilhéus

É entregue hoje na Câmara Municipal da Ponta do Sol o Prémio Literário John dos Passos, cujo vencedor foi o escritor açoriano Mário Cabral, com o romance “O Acidente”. Foi escolhido entre 19 concorrentes e mereceu a recompensa de 2.500 euros.
Ontem, o autor manteve uma conversa com os jornalistas e explicou que a obra experimental relata o encontro de várias personagens após um acidente. Com vários anos de escrita literária este foi o primeiro prémio recebido por Mário Cabral.

Recordando as dificuldades de publicação e de reconhecimento fora dos centros literários do País, Mário Cabral salientou que “levei muitos anos a tentar. Aliás, cheguei a pensar que nunca iria conseguir publicar, porque não estava em Lisboa, um clube em que funcionam muitas coisas não da maneira mais clara e objectiva”.

Mário Cabral disse ainda que, como não se encontrava na capital portuguesa, “não ia às festas nem conhecia as pessoas certas”. De qualquer modo, conseguiu publicar alguma poesia, pela editora Campo de Letras. Considera, no entanto, que “por um lado não me posso queixar porque estou numa ilha mais recuada do que a Madeira, menos aberta ao mundo e consegui”.


Paula Abreu

No comments: