Friday, September 07, 2007

Escola renovada nos Canhas

Jornal da Madeira / Região / 2007-09-07




Conselho de Governo decidiu ainda avançar com construção de praça na Tabua

Escola renovada nos Canhas

O Conselho do Governo decidiu, ontem, adjudicar a obra de redimensionamento da Escola Básica do 1.º Ciclo do Carvalhal e Carreiras, na freguesia dos Canhas.

Esta iniciativa, que se insere no programa de requalificação do parque escolar que o Governo Regional vem prosseguindo, consiste na ampliação e beneficiação dos espaços interiores e exteriores do edifício escolar existente, tendo como finalidade permitir a sua utilização no regime de escola a tempo inteiro, englobando o 1.º ciclo e o ensino pré-escolar.

De acordo com Brazão de Castro, que ontem assumiu as funções de porta-voz do Conselho de Governo, a intervenção a efectuar compreende a construção de novas salas de aula e dos respectivos apoios gerais, passando a escola a funcionar com oito salas de aula para as diferentes áreas curriculares e dotada de um refeitório.

Inclui também a recuperação e beneficiação do polidesportivo exterior, com a aplicação de pavimento sintético e a construção de novos balneários de apoio ao mesmo.

O custo da obra agora adjudicada, segundo o secretário dos Recursos Humanos, ascende a cerca de 13 milhões de euros.

O Conselho do Governo resolveu, ainda, adjudicar a obra de construção da praça para convívio comunitário da Tabua, freguesia do concelho da Ribeira Brava.

Trata-se de uma intervenção de qualificação de um espaço urbano daquela freguesia, incluindo, para além da referida praça cenrtral, espaços para a Casa do Povo, a execução de um anfiteatro e de uma zona de parque infantil.

O custo da obra ascende a cerca de 1,3 milhões de euros.

Ao nível desportivo, o Governo Regional homologou o acordo que o Clube Desportivo da Ribeira Brava fez com o Executivo madeirense pela utilização das novas instalações do Centro Desportivo da Madeira, que hoje serão inauguradas naquele concelho.

Na prática, e conforme explicou Francisco Fernandes, secretário regional de Educação e Cultura, aquilo que ficou acordo foi o princípio de utilização. Quanto a valores a pagar pelo clube pela utilização do espaço, nada quis adiantar.

«Nada disso foi tratado, ainda. Foi acordado o princípio de que o Ribeira Brava poderá utilizar aquela instalação. Tudo o resto irá decorrer a partir de agora», confirmou aos jornalistas o governante, à saída da reunião do Conselho de Governo.


Celso Gomes

No comments: