Nascido na ilha Terceira, Açores, Mário Cabral até pensou em deixar de escrever.
in DN a 08-09-2007
Mário Cabral com livros na forja
O autor da obra vencedora do Prémio John dos Passos revelou novos projectos
A vida é feita de surpresas. E para Mário Cabral, de 44 anos, vencer, com 'O Acidente', da primeira edição do Prémio Literário John dos Passos, criado pelo Município da Ponta da Sol, não passava pela cabeça do escritor, natural da ilha Terceira (Açores).
"A editora Campo das Letras é que concorreu e quando me telefonaram a dizer que o romance tinha conseguido o prémio foi uma surpresa total porque estava alheio ao concurso", admitiu.
"Fiquei contente por o prémio ser da Madeira", acrescentou, ontem, o autor de 'Histórias duma Terra Cristã' (crónicas, Horta, 1996), 'O Meu Livro de Receitas' (poesia, Pedra Formosa, 2000) e 'O Livro das Configurações' (romance, Campo das Letras, 2001), na sessão que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Município da Cultura.
Surpresas à parte, Mário Cabral confessou "ter lido John dos Passos" e reconheceu que "é um grande escritor do século XX com imensos reflexos em tudo quanto sejam autores desse período".
Já sobre 'O Acidente', romance vencedor do Prémio Literário John dos Passos, Cabral disse: "A ideia, no fundo, é simples, na medida em questiona se na vida as coisas acontecem por acaso, ou se tudo tem um sentido".
Na sessão, o autor fez saber "que está a escrever um romance em três volumes sobre a história da família".
"Não irá sair já, porque antes será editado outro romance", adiantou Mário Cabral, cujo gosto pela escrita começou aos 15 anos: "Pensei que não iria publicar nada porque não estava em Lisboa e não conhecia as pessoas certas, mas mesmo assim comecei por publicar poesia".
José Salvador
No comments:
Post a Comment