Milhares de pessoas acorreram no passado domingo à Ponta do Sol
Festival de Folclore em ambiente de arraial
Ao todo, passaram na 26.ª edição do Festival Nacional e Internacional de Folclore da Ponta do Sol, sete grupos, dois deles regionais, três nacionais e dois estrangeiros.
in JM a 05-09-2006
Foi em ambiente de arraial, com muitas barracas de comes e bebes que se realizou, na noite do passado domingo (dia 3), a 26.ª edição do Festival Nacional e Internacional de Folclore da Ponta do Sol.
O “desfile” dos grupos pelo palco, colocado este ano no final da Avenida do Mar, começou por volta das 21 horas, com a actuação do grupo anfitrião, o Grupo de Folclore de Ponta do Sol. Seguiu-se o Grupo Folclórico e Etnográfico Santa Marinha de Crestuma de Vila Nova de Gaia, o Folcloristico di Castel Madama de Itália, o Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras; o Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros Arrimal de Porto de Mós; o Folk Group Ivan Vitez Tmski da Croácia e, por fim, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela de Viana do Castelo. O final da noite ficou marcado pela entrega de troféus aos grupos participantes e de um espectáculo de fogo-de-artifício.
Organizado pelo Grupo de Folclore da Ponta do Sol, este evento inseriu-se nas festas do concelho, evento organizado pela autarquia local, que está a realizar-se desde o passado dia 31 de Agosto e que se prolongará até 10 de Setembro.
Quanto ao balanço feito desta 26.ª edição, o presidente do Grupo de Folclore da Ponta do Sol referiu que este é «positivo» tendo em conta o facto deste festival estar a conquistar, de ano para ano, cada vez mais público. António do Vale explicou ao JM que o “segredo” está na «qualidade dos grupos que trazemos até a este festival.
Apesar de ser uns melhores do que outros, temos a preocupação em oferecer bons grupos e isso depois reflecte-se na afluência das pessoas até à Ponta do Sol».
Nos próximos tempos, referiu, «vamos estar numa fase de reflexão antes de colocarmos mãos-à-obra e organizar mais um festival desta natureza». Festivais à parte, o responsável adiantou que o grupo vai “preocupar-se”, por enquanto, com a reedição de um CD que acontecerá nos finais do mês de Outubro no Centro Cultural John dos Passos.
Lucia Mendonça da Silva
No comments:
Post a Comment