Quinta-feira
Quinta do Bill e Tambor na Ponta do Sol
A animação continua na vila da Ponta do Sol. Inseridos no âmbito das festas daquele concelho [que se iniciaram no passado dia 31 de Agosto e que se prolongam até 10 de Setembro],vão realizar-se, nos dias 8 e 9 dois espectáculos que vão com certeza levar milhares de pessoas até à Ponta do Sol. Trata-se das actuações dos Tambor (dia 8) e os Quinta do Bill (dia 9), ambos às 22h00).
Depois de ambas as bandas terem passado em Agosto pela “ilha dourada”, é agora a vez de passarem pela Ponta do Sol, a convite da autarquia local.
Embora menos conhecidos que os Quinta do Bill, o percurso musical dos Tambor já começou em 1998, altura em que foi lançado o álbum “Cortina de Fumo” e o primeiro single “Espuma dos Dias”.
O segundo trabalho intitulou-se “Jamais Descer” e saiu à rua em 2002. O single de apresentação deste segundo trabalho foi “A Volta ao Mundo”.
No final de 2003 iniciou-se o processo de produção do terceiro CD e a tour “crónicas de marte 2004”.
O terceiro CD dos Tambor foi "Rádio" disco que contou com a produção de Fernando Martins e Samuel Henriques.
O grupo é composto por Alex (vocalista), Fernando Martins (guitarrista e teclas, ex-Ritual Tejo), Quimzé (bateria, percussão) e Miguel Teixeira (viola de arco, ex-Sétima Legião).
Quanto aos Quinta do Bill, esta é uma banda que já dispensa apresentações sobretudo porque já actuou na Região por diversas vezes e foi responsável por alguns dos temas mais rodados nas rádios nacionais, tais como, “Filhos da Nação” e “Voa (Voa)”.
O facto da carreira e dos temas dos Quinta do Bill estarem associados frequentemente a arraiais foi um ponto a favor da popularidade desta banda formada em Tomar, corria o ano de 1987.
"Sem Rumo", editado em 1992, afirmou-se como um importante marco para a banda, apesar de, após o lançamento do álbum, a banda tenha voltado aos ensaios e aproveitado para acrescentar elementos à formação.
As entradas de Nuno Flores e de Pedro Pimentel para o violino e teclas, provou tersido uma importante mais-valia para a qualidade musical do grupo.
O contrato assinado com a Polygram em 1993, foi outro dos momentos altos na carreira da banda, já que em 1994 saiu o tão conhecido e badalado tema “Os Filhos da Nação”.
O disco vendeu mais de vinte mil cópias e conquistou o disco de prata, enquanto que o título do álbum se transformou num verdadeiro hino. Um ano depois surgiu "No Trilho do Sol", um registo, composto por quinze temas, feito enquanto a banda realizou outra extensa digressão com mais de quarenta concertos.
"Dias de Cumplicidade" foi editado em 1998, saindo deste trabalho o single "Voa (Voa)". mostrou-se como o representante ideal do álbum.
Em 2000 saiu o "Best Of", uma compilação onde foram guardados os singles mais populares como "Os Filhos da Nação" ou "Menino", mas também temas como "Reunir aos Meus Amigos" ou "Dias de Cumplicidade".
No ano seguinte, a banda regressou aos escaparates com um novo conjunto de originais, intitulado "Nómadas".
Quer a actuação dos Tambor ou dos Quinta do Bill são boas razões para passar, este fim-de-semana, pela Vila da Ponta do Sol.
Lucia Mendonça da Silva
No comments:
Post a Comment