Tuesday, September 05, 2006

Festival encheu vila da Ponta do Sol

Espectáculos

in DN a 05-09-2006

Festival encheu vila da Ponta do Sol

Data: 05-09-2006




Mais um Festival de Folclore, desta vez a 16.ª edição, voltou a trazer muita gente à vila da Ponta do Sol, no passado domingo.

Integrado nas Festas do Concelho, que comemora 505 anos de existência, o Festival Internacional de Folclore tem trazido anualmente ao palco da Avenida do Mar novos grupos de vários pontos da ilha, do país e do estrangeiro. O evento começou conforme previsto, às 21h00, com a apresentação dos grupos participantes empunhando as suas bandeiras, que este ano contou com 7 formações, menos uma do que o previsto.

Pelas 21h30, teve início a primeira actuação da noite, com o grupo da casa a interpretar 5 temas e a provar que o trabalho em prol das tradições musicais é para continuar.

Seguiu-se o Rancho Folclórico e Etnográfico de Crestuma - Vila Nova de Gaia que actuou durante 20 minutos, para dar lugar ao grupo proveniente de Itália, o Folcloristico di Castel Madama, com 17 elementos, que se encontram na Madeira a convite do Grupo da Boa Nova. Este grupo cativou também bastante os presentes com os seus trajes, danças e coreografias. Às 22h45, entrou em palco o Grupo Folclórico da Casa do Povo do Curral das Freiras que, à semelhança do Grupo da Ponta do Sol, também usou os jogos tradicionais numa das coreografias. Seguiu-se o Rancho Folclórico Luz Candeeiros de Porto de Mós - Leiria, a anteceder o Folk Group "Ivan Vitez Tmski", da Croácia, com 10 elementos nas danças e 10 nos instrumentos. Para finalizar as actuações, esteve em palco o Grupo Folclórico Lavradeiras da Meadela - Viana do Castelo, contagiando o público com os seus ritmos e danças enérgicas que, adicionados aos trajes coloridos e às coreografias com muito boa coordenação, foram muito aplaudidos.

Ao DIÁRIO, António do Vale, presidente do Grupo de Folclore da Ponta do Sol, disse que «mais uma vez assistimos a um excelente espectáculo de acordo com a receptividade das pessoas, este ano com uma melhor perspectiva de palco, permitindo que as pessoas se espalhassem ao longo da avenida. As muitas barraquinhas de comes e bebes também vieram dar nova perspectiva ao evento. O palco teve como tema a tecelagem, sendo decorado com os tradicionais tapetes e mantas de retalho. Em relação aos grupos presentes, tivemos um bom equilíbrio que prendeu as pessoas até ao final do evento, e é sem dúvida um trabalho para continuar».

O Festival, que terminou em apoteose com um espectáculo pirotécnico, será transmitido pela RTP-Madeira no próximo domingo e, posteriormente, na RTP-Internacional.


Roberto Varela, Correspondente

No comments: