
in JM a 28-02-2007
Fórum Social sobre obesidade, anorexia e bulimia
JSD debate distúrbios
Os distúrbios alimentares na dolescência, nomeadamente a obesidade, a anorexia e a bulimia, constituem o tema do Fórum Social que é organizado pela JSD/Madeira, hoje, na Ponta do Sol. Numa altura em que estes problemas estão a atingir cada vez mais os jovens, a “jota” pretende sensibilizá-los e consciencializá-los para a prática de uma alimentação saudável.
A JSD/Madeira promove, hoje, a partir das 19h00, no Hotel Baía Sol, na Ponta do Sol, mais um Fórum Social, desta feita subordinado ao tema “Distúrbios alimentares na adolescência: Obesidade, anorexia e bulimia”.
Numa altura em que os problemas relacionados com a prática de uma má alimentação têm estado em evidência (com a morte de várias modelos) a líder da JSD, Nivalda Gonçalves, refere que é pertinente abordar estas questões, no sentido de sensibilizar os jovens e prevenir possíveis riscos, mas também para saber o que é que estes sentem em relação a esta temática.
Por seu turno, a secretária geral da “jota” sublinhou o facto de estas três vertentes da alteração dos comportamentos alimentares atingirem maioritariamente os jovens. Por isso, disse que «o objectivo da nossa acção é sensibilizar para a prevenção, percebendo os sintomas e orientando para uma alimentação saudável».
Vânia Jesus lembrou que os adolescentes são um grupo «bastante vulnerável» e que, nessa fase, enfrentam mudanças físicas e psicológicas, factores esses que podem estar directamente ligados ao surgimento dos referidos distúrbios alimentares, daí a necessidade de apostar na prevenção.
Na Região, enquanto que os casos de anorexia e de bulimia podem não ser muito elevados, o mesmo já não se passa em relação à obesidade infantil. Por isso, defende que é preciso consciencializar os jovens para a prática de uma alimentação saudável.
Neste âmbito, lembrou que o Governo Regional já criou a rede de “buffets” saudáveis nas escolas e que já aprovou uma portaria que irá permitir a escolha dos alimentos sudáveis para os adolescentes.
Ricardo Caldeira
No comments:
Post a Comment