Friday, February 23, 2007

Nova empresa de inserção nos Canhas

Nova empresa de inserção nos Canhas



Chama-se '+ Cidadão' e é uma empresa criada pela associação sem fins lucrativos, Centro de Cultura e Recreio Pontassolense

in DN a 23-02-2007

A Associação sem fins lucrativos - O Centro de Cultura e Recreio Pontassolense - criou recentemente uma empresa de inserção social, também denominado como um "empreendimento solidário".

Segundo Orlando Sousa, presidente da associação, o projecto "visou a promoção da melhoria das condições de vida da população local em situação de maior vulnerabilidade e a valorização do exercício da cidadania agindo sobre os factores de exclusão social. Para tal, o programa potenciou a empregabilidade e incentivou a inserção económica e social de cinco pessoas com particulares dificuldades no acesso ao mercado de trabalho, designadamente Desempregados de Longa Duração (DLD), exequível mediante o desenvolvimento de acções nos domínios da orientação, formação pessoal, social e profissional e acompanhamento".

'+ Cidadão' é a designação atribuída à empresa que beneficiará de um gabinete de serviços de apoio ao cidadão e prestará serviços em áreas administrativas, de gestão e contabilidade e de intermediação com serviços públicos e privados - acções que visam a defesa de igualdade de oportunidades e o combate às assimetrias. Procederá à resolução de questões burocráticas num contexto espaço-temporal mais célere e cómodo, através de um serviço de qualidade e eficiência e actuará numa perspectiva social, de aproximação à comunidade local, projectando a gratuidade de determinadas tarefas, nomeadamente o preenchimento de IRS, de Abono Familiar, entre outras.

Comum é a preocupação de reconquistar e reforçar em cada pessoa a motivação para a vida, assente num sistema de satisfação das suas necessidades de subsistência, segurança, interacção, auto-estima e auto-realização, permitindo o direito ao usufruto de um rendimento económico que lhe possibilite uma vida digna.


Roberto Varela, Correspondente

No comments: