Monday, February 05, 2007

O grupo actua hoje na Ponta do Sol, num evento inserido no Ano do Município da Cultura

O grupo inicia temporada de concertos e 'regressa' à vila em Maio.


in DN a 03-02-2007


Orfeão Madeirense

O grupo actua hoje na Ponta do Sol, num evento inserido no Ano do Município da Cultura



Peças como 'A Glória de Deus' (Beethoven), 'Ave Verum' (Mozart) e 'Ave Maria' (Schubert) são algumas das obras a interpretar hoje pelo Orfeão Madeirense, sob a direcção do maestro José Pereira Júnior, no concerto que, a partir das 18 horas, decorre na igreja matriz da Ponta do Sol. "Iremos apresentar composições sacras e clássicas", revela Guida Ferreira, porta-voz do Orfeão Madeirense, grupo que irá 'regressar' à vila, para nova actuação, no dia 20 de Maio, no Centro Cultural John dos Passos.

"O repertório, que oportunamente será divulgado, inclui peças de cariz profano, e digamos que é um concerto 'mais ligeiro' do que o de hoje", disse a coralista.

As actuações do Orfeão Madeirense, que também hoje abre a sua temporada de espectáculos, fazem parte do programa do Ano do Município da Cultura, que até aos finais de 2007 prossegue na Ponta do Sol. Uma iniciativa que, nas palavras de Guida Ferreira, "deveria também realizar-se em outros pontos da Região".

"As nossas freguesias também precisam de conhecer o que se faz, quer na área do canto coral quer em outras áreas artísticas", acrescenta.

Destaque-se que João Henrique Silva, director regional dos Assuntos Culturais, aquando da apresentação do programa, no passado dia 24 de Janeiro, aludiu à continuidade do Ano do Município da Cultura, fazendo saber que "estão abertas as candidaturas para a iniciativa".

O Orfeão Madeirense durante a sua actividade tem realizado numerosos concertos na Região, participando em diversos encontros de música coral e, por várias vezes, se apresentando em eventos no continente.

Uma das suas realizações é o Encontro de Coros de Natal, que tem proporcionado o encontro de grupos corais da Região com os seus homólogos do continente, na sequência dos concertos que decorrem nos espaços de culto religioso do Funchal.


José Salvador

No comments: