No ano passado a Região recebeu um total de 15 bandeiras azuis. Neste ano, foram feitas 16 candidaturas.
Bandeiras Azuis conhecidas na próxima semana
in Dn a 11.05.2007
A conferência de imprensa nacional estava marcada para ontem, mas o júri europeu quis rever todas as candidaturas
Estava prevista para o princípio da tarde de ontem a conferência de imprensa onde seriam divulgadas quais as zonas balneares portuguesas merecedoras de bandeira azul no próximo Verão. Porém, a iniciativa de âmbito nacional foi adiada para a próxima quinta-feira, dia 18 de Maio. Segundo a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE / FEE Portugal) que no nosso país trata das candidaturas ao galardão, o atraso na conferência de imprensa deveu-se ao facto da associação portuguesa não ter recebido os dados do júri internacional. A responsável afirmou ainda não ter qualquer conhecimento sobre as candidaturas que foram ou não aprovadas para a época balnear de 2007.
Domingos Abreu, director regional do Ambiente, confirmou o adiamento da data de divulgação. Informações recebidas pela direcção regional dão conta de que o júri nacional estão a verificar todas as candidaturas apresentadas por Portugal (cerca de 300 no total).
Cada candidatura está a ser revista em termos do cumprimentos de alguns dos critérios imperativos da atribuição da Bandeira Azul. "Segundo a informação que nos chegou, a verificação prende-se com o cumprimento da periodicidade das análises em cada zona balnear", acrescentou Domingos Abreu. O director regional explicou que as análises devem ser feitas durante todo o ano e, nas candidaturas, é necessário comprovar que o calendário é cumprido. Apesar desta verificação, Domingos Abreu está tranquilo com a qualidade das 16 candidaturas apresentadas este ano pela Região e acredita que, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a taxa de aprovação será de 100%. "Estamos convictos que seguimos à risca o regulamento das candidaturas à Bandeira Azul".
Mais candidaturas
A Região apresentou este ano 16 zonas balneares à Bandeira Azul, mais uma do que no ano passado. Ponta Gorda, Barreirinha, Lido, Doca do Cavacas, Formosa, Clube Naval (Funchal), Porto Santo, Galo Mar, Palmeiras (Santa Cruz), Ribeira do Faial (Santana), Calheta, Madalena, Ponta do Sol (Ponta do Sol), Ponta Delgada (São Vicente) e Porto Moniz. Domingos Abreu está convencido que dentro de poucos anos a Região estará apta a fazer mais de 20 candidaturas ao galardão, logo que as obras em zonas balneares em Machico e em Câmara de Lobos estejam concluídas.
Ana Luísa Correia
No comments:
Post a Comment