Wednesday, June 27, 2007

Cecília Tem sido feito muito em prol do portador de deficiência

Jornal da Madeira / Região / 2007-06-26


Cecília Berta diz que embora ainda existe muito por fazer...

Tem sido feito muito em prol do portador de deficiência


A directora regional de Educação Especial, em representação do secretário regional de Educação, garantiu ontem que a igualdade de oportunidades na Região tem sido uma constante.

Cecília Berta falava na sessão de abertura do ciclo de conferências subordinado ao tema “O Direito à diversidade na igualdade de oportunidades”, a qual teve lugar no Centro Cultural John dos Passos e que se prolonga, noutras datas, pelos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, São Vicente, Porto Santo e Funchal.

Aquela responsável assegurou que as entidades regionais têm feito tudo no sentido de facilitar o acesso ao cidadão portador de deficiência a todos os serviços e a tudo aquilo onde qualquer cidadão consegue chegar. A directora regional admitiu, contudo, que ainda há muito por fazer. O director regional da Cultura marcou também presença nesta sessão de abertura. Na oportunidade, João Henrique Silva elogiou esta iniciativa, tendo considerado que a mesma é uma boa oportunidade de lembrar aqueles que, pela sua diferença, são, muitas vezes, esquecidos. Aproveitou a ocasião para lembrar que é na Ponta do Sol que decorre o “Município da Cultura 2007”, uma proposta do Governo Regional para a área da cultura e que visa descentralizar os eventos fora do Funchal.

Depois da sessão de abertura, Maria José Camacho foi falar da “Família, escola e a criança com necessidades educativas especiais”, enquanto que um grupo de alunos da escola básica do Campanário abordou o tema “Não somos indiferentes à diferença”. Já depois do almoço, falou-se do “olhar o deficiente profundo adulto à luz da actualidade”, da “Formação e integração profissional de deficientes” e do “Síndrome de Down”.


Carla Ribeiro

No comments: