in JM a 03.05.2007
Município da Cultura apresenta “The End” de Filipa Venâncio
A artista plástica madeirense Filipa Venâncio é o nome em “destaque” desta semana no programa do Município da Cultura. A artista inaugurará amanhã, dia 4 de Maio, pelas 17 horas, na Sala de Exposições Temporárias da Casa John Dos Passos, na Ponta do Sol, a exposição initulada «The End». Esta mostra servirá para encerrar um ciclo iniciado em 2006 com a exposição intitulada «Representantes de Quarto», em co-autoria com o artista plástico Marco Fagundes Vasconcelos.
De acordo com a apresentação “oficial” da exposição, em “The End” «a linguagem transmitida permite-nos constatar uma narrativa que não é linear. É como se tratasse de uma história aos soluços, que permite a identificação de vários fios condutores, assim como várias possibilidades de fim de narrativa. A multiplicidade de histórias permite ao leitor, sempre, uma nova possibilidade de leitura. Por um lado, são as peças, que ao mesmo tempo poderiam ser extraídas de uma fotonovela ou de uma Crónica Feminina, em que, para além da imagem, a artista recorre à utilização de balões, instituindo uma linguagem muito próxima da Banda Desenhada. Por outro lado, são visíveis algumas referências ao imaginário infantil, onde personagens do Walt Disney, nomeadamente o Rato Mickey, marcam presença, e com a vivência doméstica, tais como, o sofá, determinadas peças de decoração, como os bibelots, um serviço de chá... Todos estes elementos surgem, ora como parte integrante de uma história, ora como excerto funcionando até como elemento perturbador e desconcertante», pode ler-se no comunicado enviado pela Direcção Direcção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC).
Tal como aconteceu em “Representantes de Quarto” e “Corbeille”, esta última apresentada em Março de 2007, na Sala de Exposições da Universidade da Madeira, as representações em “The End” assumem «um carácter nostálgico muito forte, uma vez que os elementos retratados pertencem a determinadas memórias que estão bastante presentes nos dias de hoje, tais como o gelado SuperMaxi, a Laca Elnett, a lata de Pó Royal, o chocolate Regina. Uma série de elementos que fazem parte do nosso imaginário e que nos remete para antigas vivências».
Em «The End» é também o regresso ao passado, mais precisamente à década de setenta, onde as fotonovelas, assumiram um papel muito importante em todo o processo da criação plástica.
De salientar que, a anteceder a inauguração, e destinada especialmente à comunidade escolar do concelho da Ponta do Sol, realizar-se-á, pelas
16h00, uma “conversa” sobre a pintura da Filipa Venâncio no Auditório do Centro Cultural Jonh Dos Passos. Este acontecimento contará com a presença da pintora Filipa Venâncio e será apresentado pela Professora Isabel Santa Clara. Apesar desta iniciativa dirigir-se à população mais jovem está também aberta à comunidade em geral.
Licenciada em Artes Plásticas / Pintura pelo ISAPM e actualmente professora de Artes Visuais no Ensino Secundário, Filipa Venâncio foi ainda assistente convidada no Departamento de Arte e Design da UMa entrse 2002 e 2006.
A expôr desde 1987, a artista já participou em vários painéis colectivos, ilustrações e cenografias e está representada no Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no Museu Etnográfico da Madeira e em algumas colecções particulares.
Lucia Mendonça da Silva
No comments:
Post a Comment