Regional
Mostra da Banana abriu na Madalena
in DN a 24-06-2007
Teve ontem início a VII Mostra Regional de Banana na Madalena do Mar, com a presença do director regional da Agricultura, Bernardo Araújo, autarcas do Concelho e muitos populares.
Esta iniciativa, para além de salientar a importância deste fruto para a economia local, é considerado um incentivo para todos os agricultores, na promoção de um produto, que é muito importante para a economia e paisagem regional. Esta iniciativa começou por ser incluída nas festividades do dia da freguesia e em 2001 o Governo Regional achou por bem inserir esta mostra no calendário das festas regionais.
A abertura desta exposição da banana deu-se ontem pelas 18:45 horas com uma visita a todos os pavilhões montados como habitualmente no adro da igreja, seguida de uma visita guiada do director regional da Agricultura. Logo após teve lugar uma palestra por Pedro Pita, denominada 'Plano de segurança alimentar da RAM - a cultura da bananeira'. Houve uma missa solene e pela noite dentro actuaram o grupo folclórico da Ponta do Sol e a 'Banda Fixe'.
Bernardo Araújo destacou ao DIÁRIO que "de 2006 para 2007 nos primeiros 5 meses do ano houve um aumento da produção de banana de mais de 33%, passando de 3.600 toneladas para 4.800. Que representa um acréscimo de rendimento para os produtores, também porque a qualidade da banana aumentou no mesmo período, significando uma recuperação relativamente ao ano menos bom que tivemos em 2005". O director regional acredita que ao manter-se esta recuperação, no final do ano poderemos atingir uma produção de cerca de 20.000 toneladas. Destacou também o aumento da produção de banana biológica também em cerca de 35% face ao mesmo período de 2006, uma dupla vantagem para os produtores que para além de terem mais banana também tema maior rendimento pois esta banana é paga com um valor 50% acima da banana normal". Neste sentido Bernardo Araújo disse ser prioridade "incentivar a qualidade da produção, pelo que tem sido organizadas sessões de esclarecimento" sobre as melhores técnicas a seguir para uma melhor produção.
Os Pavilhões abrem novamente hoje às 10 horas. Às 16:00 tem lugar uma animação musical com a presença de vários grupos, começando com a Associação Musical Flores de Maio, seguida do Grupo Coral e Instrumental da Casa do Povo da Ponta do Sol a anteceder a Banda Municipal.
Roberto Varela, Correspondente
No comments:
Post a Comment