Madalena do Mar recebeu Mostra da Banana.
Fábrica de compota na nova empresa da banana
Muita gente acorreu ontem à Madalena do Mar para participar no encerramento da VII Mostra da Banana
in DN a 25-06-2007
A Fábrica de Transformação de Banana, responsável pelo fabrico de compota, será integrada na nova empresa que vai substituir as cooperativas. Isto mesmo foi ontem anunciado ao DIÁRIO pelo secretário regional do Ambiente. Manuel António Correia salientou que a produção da fábrica está neste momento abaixo do previsto inicialmente, nomeadamente pela falta de matéria-prima. Contudo, toda a sua produção é escoada essencialmente para escolas e para lares de terceira idade.
A Fábrica de Transformação de Banana foi construída tendo como base uma candidatura ao INTERREG. Situada no local do antigo matadouro da Ponta do Sol, teve um custo de cerca de um milhão e 300 mil euros. O seu objectivo prende-se essencialmente com o escoamento da banana que não atinja as medidas e a qualidade necessárias para a exportação.
Estas declarações foram feitas na VII Mostra de Banana, que decorreu este fim-de-semana na Madalena do Mar. Pelas 18:00 Manuel António, secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais subiu ao palco para proferir umas palavras aos presentes, onde aproveitou para anunciar que o Governo Regional "em colaboração com todo o sector produtivo da banana vai criar uma empresa com capitais predominantemente públicos que vai ter como principais objectivos melhorar os serviços que hoje são prestados aos agricultores". Manuel António garantiu que "os armazéns vão continuar a funcionar", e que "os rendimentos dos agricultores irão subir" por via da nova empresa que deverá estar em funcionamento até ao final do Verão.
Outro dos grandes objectivos da nova empresa de gestão da banana regional é também, segundo Manuel António, o pagamento atempado aos agricultores. Pois classificou de "imoral que as pessoas trabalhem o ano todo, entreguem o seu produto e depois não recebam a tempo o seu rendimento que bem precisam e bem merecem".
Fundos de ajuda
"As explorações agrícolas têm de ser melhoradas". Disse Manuel António, salientando que "é preciso mais mecanização e mais acessos". Nesse sentido, desafiou os agricultores a se candidatarem a fundos que estão neste momento disponíveis para tais fins, para aumentar o potencial das explorações agrícolas.
Em contacto com alguns agricultores de banana locais, foi possível confirmar que desde Fevereiro que o rendimento da produção de banana tem vindo a ser pago mensalmente, de acordo com o comunicado pelo secretário regional.
Roberto Varela, Correspondente
No comments:
Post a Comment