Wednesday, June 27, 2007

Empresa de banana dentro de três meses




Jornal da Madeira / Região / 2007-06-25


Nova instituição fica com património das cooperativas


Empresa de banana dentro de três meses


O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais disse ontem que a nova empresa, com capitais maioritariamente públicos, que substituirá as cooperativas dos agricultores da Região, deverá entrar em funcionamento até ao final deste Verão.

No encerramento da VII Mostra Regional da Banana, que decorreu na freguesia da Madalena do Mar, Ponta do Sol, Manuel António Correia enumerou os três principais objectivos desta nova empresa: proporcionar melhores serviços, aumentar o rendimento dos agricultores e proceder aos pagamentos a estes atempadamente.

A nova empresa, que passará a fazer o apoio à produção e o comércio da banana, vai ficar com o património das duas cooperativas de agricultores existentes, sendo que em troca se compromete a pagar as dívidas actuais das cooperativas, mas apenas até ao valor equivalente ao património que entretanto está a ser avaliado.

«Na Madeira de hoje, com novas acessibilidades, novos equipamentos não tem sentido a proliferação de instituições», justificou Manuel António Correia, lembrando que a congregação numa única empresa é permitido pelos novos regulamentos comunitários.
Com esta alteração de regras, o governo espera que a médio prazo o rendimento dos agricultores aumente.

Manuel António Correia deixou ainda a garantia de que os trabalhadores que agora laboram nas cooperativas serão integrados nesta nova empresa, que será detida pelo Governo Regional.

Após estas declarações, o JM ouviu a reacção do presidente da Cooperativa Agrícola dos Produtores de Frutas da Madeira, tendo João Gonçalves dito estar de acordo com a decisão da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

João Gonçalves tem fé neste nosso sistema «para acabar com os mafiosos, os aldabrões, que as cooperativas têm tido».

Para João Gonçalves, «mafiosos» são os que estão a ser julgados, mas, em seu entender, não são os únicos. «Há mafiosos que não foram a tribunal e que fizeram altas e poderosas», declarou, sem contudo, revelar nomes.

Refira-se ainda que nesta Mostra Regional da Banana, Manuel António Correia falou novamente do envelope financeiro fixo de 8,1 milhões de euros vindos da União Europeia para os produtores. No final da cerimónia, foram entregues prémios aos melhores produtores.


Alberto Pita

No comments: